A diferença entre PDM e PLM (e por que precisa de ambos)

Melhore a qualidade, reduza os custos e entregue os seus produtos em menos tempo. Descubra os benefícios de utilizar a gestão do ciclo de vida do produto com a gestão de dados.

 

Gerir todo o ciclo de vida do produto

No ciclo de vida de um produto, há tantos aspetos envolvidos que é quase impossível que um produto consiga chegar ao mercado sem que surjam problemas. Tempo, qualidade e custo são alguns dos desafios mais recorrentes que são enfrentados. Product Lifecycle Management (PLM) - Gestão do Ciclo de Vida do Produto - cobre todo o ciclo de vida do produto de forma a aumentar a eficiência de cada fase. Desde a conceção e planeamento do projeto até à prestação de serviços e à sua retirada do mercado, resolve as ineficiências mais comuns, como estrangulamentos de processos, trabalho em silos e erros na partilha de dados.

 

Impulsione os processos com o PLM e o PDM

Ao combinar PLM com PDM (Product Data Management) durante a fase de desenvolvimento, a ligação entre os dados, o processo e as pessoas envolvidas é melhorada, permitindo a colaboração e aumentando o controlo.

O PDM captura e organiza todos os dados do projeto e do produto a um custo mais baixo. Otimiza o processo de engenharia para que entregue os produtos em menos tempo. O PDM oferece uma única fonte de informação, onde são centralizados todos os desenhos e listas de materiais (BOMs) num único sistema.

 

A diferença entre PDM e PLM (e por que precisa de ambos)

pdm y plm 1


O PLM mudou a forma como gerimos o nosso negócio. Graças a esta plataforma, somos capazes de definir os nossos processos de negócio de forma a sermos mais eficientes e a entregar os produtos mais rapidamente.”.
- Mark Keilholz, Vice-Presidente de Tecnologias de Informação na Greenpoint Technologies.

 

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Vault: PDM integrado no CAD

O Autodesk® Vault é o sistema de PDM da Autodesk e funciona com praticamente tudo. É possível a sua integração com mais de 30 diferentes ferramentas de projeto da Autodesk. O Vault pode compreender, compilar e coletar tudo o que faz, incluindo dados de engenharia e projeto e qualquer outra documentação.

Com o Vault, os projetistas podem facilmente aplicar check-ins e check-outs e modificar o estado do seu trabalho. Funciona diretamente sobre o ambiente da ferramenta de projeto que está a ser utilizada, por isso não importa se está a trabalhar em Inventor, AutoCAD ou Revit.  O Vault está sempre lá para gerir os dados.

 

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“Con Autodesk Vault, los análisis de datos son más rápidos y más precisos”.
- Doug Frey, Responsable de Garantía de calidad Aclara Technologies.

 

Vault aumenta a productividade

Aproveite os projetos existentes
Com ferramentas como o “Copy Design” do Vault, não precisa de iniciar novos projetos do zero. Utilize componentes comuns de um trabalho já existente, como bibliotecas, e copie-os para o novo. Atualize os desenhos e os blocos de legenda, e antes que perceba, tudo estará pronto para revisão.

Economize o tempo de projeto com a automatização de tarefas 
Reduza as tarefas manuais e repetitivas. Graças ao motor de automação do Vault, a publicação de PDFs e outras tarefas, tais como a impressão em lotes, transferência de dados e conversão ficheiros, podem ser automatizadas.

 

Poupe tempo e dinheiro com o Vault

Os custos anuais de contabilidade da introdução de uma nova referência de peça variam entre $4.500 e $23.000 por item.* Por esta razão, é claro, antes de iniciar um projeto, você tem que ter certeza de que nenhuma outra peça similar já foi realizada e aprovada.

O Vault inclui a ferramenta "Duplicate Search", que procura peças idênticas analisando a sua geometria, em vez de nomes de ficheiros ou descrições. A procura geométrica 3D apresentará todas as peças duplicadas na instância do Vault. Reutilize as peças certas, elimine duplicados de que não precisa e evite perder tempo a repetir o mesmo trabalho mais do que uma vez.

Além disso, o Quadro de Duplicados apresenta o rácio de peças duplicadas no seu Vault, para que possa identificar e reduzir de forma proactiva e fácil as duplicações.


*  De acordo com o Grupo Aberdeen, uma empresa líder em tecnologias de informação e inteligência empresarial.

 

Ligação do PDM ao PLM

Com os seus dados sob controlo, provavelmente quer saber se os processos empresariais também podem ser melhorados. O Autodesk PLM combina a gestão de dados com a gestão de processos, para que a sua organização possa desenvolver produtos de qualidade em menos tempo e de forma mais rentável.

1. Gestão da BOM: Faça a gestão e partilha centralmente as BOMs estruturadas de produtos a nível da empresa.

2. Gestão de Alterações: Identifique claramente os detalhes necessários para submeter, rastrear e aprovar pedidos de alteração e ordens de alteração.

3. Colaboração com fornecedores: Mantenha uma ligação constante e diária com a rede de fornecedores e aceda à informação de que a sua organização necessita, a qualquer momento e em qualquer lugar.

4. Introdução do novo produto: Configure modelos de projeto para uniformizar as etapas de cada fase, materiais para entrega e tarefas por linha de produto, unidade de negócio, equipa de produtos ou outra designação.

5. Gestão da Qualidade: Automatize fluxos de trabalho de qualidade, monitorize e registe alterações, e analise métricas de qualidade para evitar problemas.

6. Gestão de Dados: Melhore a colaboração e reutilização de projetos, rastreie revisões, reduza erros e aumente a produtividade, com a gestão centralizada de dados de todas as informações relacionadas com o produto.

 

 

ico 1Acelera o desenvolvimento de produtos e processos de negócio.

 

ico2Aumenta o valor dos dados do produto.

 

ico3Faz a gestão dos dados do produto numa localização central.

 

 

Controle todo o processo de desenvolvimento do produto

Garanta que todos os envolvidos estão alinhados, assim como a entrega dos novos produtos dentro do prazo e dentro do orçamento. Faça a gestão do processo de introdução de um novo produto (NPI) centralizando tudo num único sistema com o Autodesk PLM. Com os nossos modelos de projeto personalizáveis, uniformize etapas, materiais para entrega e tarefas. Trabalhe com os dados em tempo real e mantenha uma visão geral clara, para que saiba sempre qual é o próximo passo.

 

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Amplie o valor dos dados do produto

A gestão da BOM está presente ao longo da vida de um produto. Amplie o valor dos dados do produto, para aproveitá-los desde a engenharia às compras e ao fabrico. Analise facilmente o histórico do produto e acompanhe os planos de fabrico e entrega, desde o CAD até aos outros sistemas empresariais.

 

Simplifique a gestão de fornecedores

Veja outras redes de distribuição dentro da empresa e incorpore os fornecedores que prefere para o ambiente de PLM. Com os nossos módulos de colaboração com o fornecedor, pode rever os principais fornecedores, secundários e fornecedores não recomendados para cada item da linha na BOM - Bill of Materials. Tudo num só lugar. Embora estas aplicações e espaços de trabalho lhe permitam gerir os fornecedores de forma segura e eficiente, certifique-se sempre de que eles passam pelas auditorias habituais, para garantir que se mantém em conformidade com os requisitos da indústria.

Com um nível de segurança granular, pode controlar a que dados os seus fornecedores têm acesso. Assim, quer eles estejam a fornecer orçamentos ou custos de fornecimento e disponibilidade, com o Autodesk PLM pode fazer a gestão de tudo.

 

Acompanhe as alterações em toda a empresa

Preserve a história e o conhecimento sobre as peças com um registo completo de auditoria. Todas as alterações ao produto são documentadas num único sistema. Assim, pode acompanhar clientes e fornecedores, e conhecer o impacto destas alterações. Além disso, graças ao ambiente colaborativo, evitam-se estrangulamentos, uma vez que todos os participantes podem monitorizar facilmente os pedidos de alteração em tempo real.

Consulte a evolução dos processos com a gestão da qualidade
Automatize fluxos de trabalho para controlar a cadeia de qualidade, desde a deteção e análise de elementos não conformes até às autorizações de retorno de mercadorias (RMA), ações preventivas e ações corretivas (CAPA) e alterações de engenharia. Graças à visão abrangente dos processos críticos e da qualidade dos dados, evitam-se problemas de qualidade e é possível reagir imediatamente quando estes surgem. Além disso, pode ser efetuado um controlo global abrangente, uma vez que toda a informação é mantida nos registos de auditoria.

 

Sobre o Autor:

Noronha

 
João Paulo Noronha

Engenheiro de Aplicações para Fabrico e Indústria
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Comece diretamente a usufruir dos benefícios de utilizar a gestão do ciclo de vida do produto com a gestão de dados.


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