Fusion 360 versus Autodesk Inventor

Se procura um bom software de projeto 3D para engenharia e fabrico assistido por computador, então estará interessado em dois softwares populares como o Inventor e o Fusion 360. Ambos são semelhantes e diferentes em muitos aspetos, mas podem definitivamente ser úteis para trabalhar nos seus projetos.

 

Inventor

O Inventor é um software para modelação de sólidos 3D na mecânica, desenvolvido pela Autodesk para criar protótipos digitais 3D. Este software permite que os utilizadores produzam modelos 3D precisos para ajudar a projetar produtos, visualizar e simular antes de serem construídos.

 

fusion 360

O Fusion 360 é uma excelente ferramenta para modelação precisa de objetos 2D e 3D, mas também pode fazer muito mais, como animar os seus desenhos, renderizar objetos, simular cargas, etc.
Muitos designers e projetistas, incluindo de pequenas e grandes empresas, usam a plataforma para projetar e criar protótipos dos seus produtos.

 

Fusion 360 vs Autodesk Inventor. Qual o melhor?

Uma das diferenças entre estes dois programas é que o Fusion 360 é um software 3D baseado na nuvem em vez do Inventor que funciona como a maioria dos softwares. Por isso, é importante saber que o Autodesk Inventor funciona apenas no Windows, enquanto o Fusion 360 funciona tanto no Windows como no Mac.

O Inventor é um software antigo e reconhecido que foi criado em 1999. Foi feito para ajudar os projetistas e os engenheiros a terminarem projetos de grandes montagens e o seu fabrico, porque é mais estável e adequado para criar conjuntos com milhares de peças, para máquinas complexas como carros, motos, comboios  ou qualquer outro projeto que se possa pensar.
Por outro lado, o Fusion 360 é um software muito mais recente, que foi lançado em 2013 pela Autodesk para fornecer uma solução mais simples e barata para conceção de projetos e engenharia que todos podem aprender e comprar.

O Autodesk Inventor e o Fusion 360 têm, na verdade, dois fluxos de trabalho diferentes e abordagens de projeto. Eu diria que o Inventor é como o SolidWorks porque trata os ficheiros separadamente para peças, conjuntos, etc.  No entanto, no Fusion 360, os corpos (bodys) e os componentes são geralmente criados e tratados como uma única entidade, é como desenhar peças no ficheiro da montagem.  

Dependendo do que quiser fazer, encontrará no Inventor ou no Fusion 360 o melhor para si. Se quiser criar peças rapidamente para imprimir ou prototipagem, é melhor utilizar o Fusion 360, mas se quiser desenhar máquinas com um grande número de peças, componentes móveis, parafusos, ligações mecânicas, etc., o Inventor pode ser uma melhor escolha. 
Com o Fusion 360 pode fazer muitas coisas como no Inventor, no entanto, será diferente ou difícil dependendo se começou a trabalhar com o Inventor e claro que também depende da complexidade do projeto, mas o Inventor é geralmente um software mais avançado ou que permite que os profissionais desenvolvam qualquer projeto, não importa o quão complexo seja. 

Uma das diferenças entre o Fusion 360 e o Autodesk Inventor são as interfaces e especialmente, a organização e estilo das próprias interfaces. O Inventor  tem uma organização tradicional de barras de ferramentas e menus, enquanto o Fusion 360 tem uma configuração de organização mais moderna com os seu estilo de paletas, menus e barras de ferramentas. 

Quanto à curva de aprendizagem de ambos os softwares, Fusion 360 ou Inventor, eu diria que depende de onde vem. Para aqueles que nunca aprenderam nenhum software de projeto 3D ou engenharia, aprender um desses dois depende de quanto tempo e esforço irá colocar no processo de aprendizagem e de prática. Conseguir o básico vai ser fácil, mas à medida que progredir e tentar criar projetos complexos, as coisas provavelmente tornar-se-ão difíceis. Por outro lado, se tiver experiência com software como o SolidWorks ou Inventor e quiser mudar para o Fusion 360, encontrará algumas coisas diferentes e intuitivas ou difíceis de fazer, como alguns projetistas dizem, especialmente se estiver habituado a trabalhar com uma determinada metodologia de trabalho, mas no final do dia vai habituar-se a isso porque ganhou a prática. E como dissemos antes, ambos são excelentes! Em geral, há mais tutoriais e cursos para Inventor em comparação com o Fusion 360 porque Inventor existe há mais tempo.

O licenciamento de ambos os softwares requer o pagamento de uma subscrição anual. A  subscrição anual do Inventor é de 2,385€ por ano e a subscrição anual do Fusion 360 é agora de 480 €. Aos valores acresce IVA à taxa em vigor, os valores podem sofrer alterações no futuro e o revendedor é livre de fixar o seu preço.

Como podemos ver, o Autodesk Inventor parece ser uma boa opção para empresas e profissionais, enquanto o Fusion 360 é mais adequado para pessoas que não têm muita experiência e pequenas empresas que não podem investir tanto em software. Se o seu principal objetivo é fazer as coisas a nível pessoal, o Fusion 360 é a sua melhor opção, mas se está  procurando um emprego ou para ser mais competitivo, provavelmente é melhor investir tempo com o Inventor além do Fusion 360.

 


Quer fazer alguma pergunta?

Espero que tenha achado este artigo útil e informativo. Se tiver algo a acrescentar, pode preencher o formulário abaixo.

Esta Declaração de Privacidade informa sobre as práticas de privacidade da Tech Data Corporation e das empresas que a empresa de dados de tecnologia possui ou controla, incluindo os detalhes dos dados pessoais que coletamos, usamos, divulgamos e transmitimos, bem como as escolhas e direitos que você tem em relação às suas informações pessoais.
A organização responsável por esta declaração de privacidade é:
TD SYNNEX Portugal Lda
Avenida da Boavista, nº 3.265, piso 7, sala 2

4100 137 PORTO
Tel: +351 22 939 08 00
Fax: +351 22 937 91 76
Se você tiver alguma dúvida ou preocupação com esta Declaração de Privacidade ou o gerenciamento de dados coletados sobre você sob esta Declaração de Privacidade, entre em contato com o Escritório de Privacidade da Tech Data em Privacy@Techdata.com.
Clique para ver a Declaração de Privacidade