Top 10 Casos de Utilização para Boa Interoperabilidade CAD

O processo de desenvolvimento de um produto envolve elevados níveis de colaboração entre equipas e dados de várias aplicações informáticas. Neste contexto, é vital que a interoperabilidade seja perfeita e não adicione erros. 

Neste artigo, apresentamos 10 casos de estudo em que a interoperabilidade entre programas de CAD ajuda as empresas a poupar tempo e dinheiro e a entregar projetos isentos de erros

 

Top 10 Casos de Utilização para Boa Interoperabilidade CAD

 

CAD BIM

 

1.  Trabalho através da integração do CAD 2D e 3D

As empresas do sector de AEC reconheceram todas as vantagens de migrar os seus desenhos do 2D para modelos 3D. Esta forma de trabalhar permite a interoperabilidade dos ficheiros que melhora a colaboração, a revisão virtual do produto, entre muitos outros benefícios. A maioria das empresas também está a tirar vantagens de combinar software 2D e 3D ao mesmo tempo. 


2.  Ligue-se aos seus dados após uma aquisição

Mudar de software de CAD pode trazer complicações e é por isso que muitas vezes é necessário uniformizar as equipas de engenharia numa única plataforma. As tecnologias de integração com o CAD permitem abrir ficheiros de outras aplicações de CAD sem erros de tradução. Da mesma forma, o modelo 3D permanece associativo quando ocorrem alterações. 


3.  Mudança do sistema de CAD

Mudar para outro sistema de CAD 3D é uma grande decisão para as empresas. Por um lado, os benefícios em termos de tecnologia são óbvios, mas do outro lado da moeda está o custo de fazer a mudança, não só pelo preço do software, mas também pela migração de dados e pela formação dos utilizadores. 


4.  Utilize os dados do fornecedor nos seus projetos

Quando a sua empresa e os seus fornecedores usam o mesmo software de CAD é o caso ideal, mas nem sempre é assim. A versão mais recente do software em causa permite-lhe abrir diferentes tipos de ficheiros nativos de outros sistemas de CAD, para que não tenha de fazer uma pesquisa extra para procurar por uma conversão livre de erros dos modelos dos seus fornecedores. 


5.  Faça produtos personalizados para os seus clientes

Para proteger a propriedade intelectual da sua empresa, ao mesmo tempo que pode partilhar os seus projetos com os seus clientes, são necessárias ferramentas que lhe permitam desenvolver versões simplificadas dos seus modelos. Em vez de partilhar um modelo 3D completo com um cliente, pode rapidamente criar uma versão simplificada apenas com o seu aspeto exterior. 


6.  Colaboradores que precisam do seu modelo para fazer o seu trabalho

Quando a colaboração no mesmo projeto envolve o uso de ferramentas altamente especializadas encontradas em softwares separados, a integração com o sistema de CAD é vital. 


7.  Participar em projetos BIM

As empresas de engenharia envolvidas em projetos de arquitetura precisam de conceber e fabricar estruturas personalizadas para os seus projetos de construção. Estes projetos requerem ferramentas que transformam o projeto em ativos digitais que contêm todos os detalhes para a produção.


8.  Criar cotações para os seus clientes

Para gerar cotações precisas, precisa de ser capaz de ler os dados enviados pelos seus clientes para gerar novos projetos sem erros. 


9.  Adicionar dados 3D num ficheiro para colaboração interna e externa

Alguns projetos requerem grandes quantidades de dados originários de vários softwares utilizados por equipas em diferentes disciplinas. A agregação dos desenhos dos componentes mecânicos em 3D, do edifício e do AVAC ajudarão a evitar interferências de dados. 


10.  Faça medições virtualmente a partir do modelo 3D

Até agora, muitos profissionais especializados desperdiçam tempo a viajar até ao estaleiro para tirar medidas. Graças aos modelos 3D, agora é possível aceder a estes dados a partir de qualquer dispositivo, sem sair da sua mesa de trabalho.
 

Todos os casos de utilização de interoperabilidade com o CAD apresentados, são exemplos das vantagens que a robusta interoperabilidade com o CAD traz

 

Estamos à sua disposição para o aconselhar a tomar as melhores decisões. O nosso sucesso reside no sucesso dos projetos dos nossos clientes

 

Sobre o Autor:
 

Prytz
Juan Carlos Prytz

BIM Technical Sales Specialist Infrastructure

 

 

 

Para aconselhamento entre em contato connosco:

Esta Declaração de Privacidade informa sobre as práticas de privacidade da Tech Data Corporation e das empresas que a empresa de dados de tecnologia possui ou controla, incluindo os detalhes dos dados pessoais que coletamos, usamos, divulgamos e transmitimos, bem como as escolhas e direitos que você tem em relação às suas informações pessoais.
A organização responsável por esta declaração de privacidade é:
TD SYNNEX Portugal Lda
Avenida da Boavista, nº 3.265, piso 7, sala 2

4100 137 PORTO
Tel: +351 22 939 08 00
Fax: +351 22 937 91 76
Se você tiver alguma dúvida ou preocupação com esta Declaração de Privacidade ou o gerenciamento de dados coletados sobre você sob esta Declaração de Privacidade, entre em contato com o Escritório de Privacidade da Tech Data em Privacy@Techdata.com.
Clique para ver a Declaração de Privacidade